Contribuir com os objetivos da nossa Política Integrada – atuando com a responsabilidade ambiental;
Buscar a prevenção e o tratamento da poluição e assegurando a saúde e segurança dos colaboradores;
Interação da empresa com as partes interessadas (sociedade, órgãos governamentais, colaboradores, fornecedores e seus clientes);
Minimizar a geração de excedentes industriais e racionalizar o consumo de recursos naturais;
Prover projetos viáveis à realidade da empresa alinhados com nossas diretrizes, visando o engajamento e sinergia das pessoas, potencializando os resultados.
Promover o engajamento nos projetos ambientais junto aos colaboradores provendo a extensão até seus lares e localidades afins.
Diálogo verde com canais de comunicação abertos valorizando e aprimorando as relações com as partes interessadas.
Sistema de captação de água de chuva para lavagem das áreas externas da empresa e rega das plantas.
Ao todo são captados 1200 l de água em nossos reservatórios, suficientes para prover de água de chuva a empresa por todos os meses chuvosos de setembro a março. Além dos meses de estiagem de abril a junho. Apenas dois meses do ano, às vezes é necessário a utilização de água da encanada para rega e lavagem das áreas externas.
Retorno: Economia de mais de 10 mil litros de água por ano; resguardando as águas dos reservatórios da cidade para a potabilidade humana.
Há anos, a J.Andrade’s trata os resíduos orgânicos gerados dentro da organização, como restos de frutas, por exemplo.
O sistema de tratamento dos resíduos orgânicos se dá por meio de um minhocário. São quatro caixas de plástico, acondicionadas uma sobre a outra. Os resíduos são depositados na primeira caixa e cobertos por material seco, sendo confetes (refugos do nosso processo produtivo). Após a primeira caixa encher, inverte-se com a de baixo. Após 4 a 6 meses, os restos de frutas, somados ao material seco são transformados em húmus, com a ajuda das minhocas:)
A última caixa do minhocário é destinada a receber o líquido, fruto da decomposição dos restos orgânicos: o chorume. O chorume concentrado nos aterros sanitários é um poluente para a terra. Entretanto, diluído em água, torna-se um fertilizante natural para as plantas e até um inseticida.
Retorno: Todo mês a J.Andrade’s deixa de encaminhar para os aterros urbanos centenas de quilos desses resíduos. Colaborando para aumentar a vida útil dos aterros e economizando combustível dos caminhões da coleta pública. Além disso, os colaboradores da organização são agraciados com adubo gerado do próprio resto de alimento deles e o fertilizante fruto do chorume.
Fruto do sistema de compostagem, com os nossos colaboradores abastecidos de adubo e fertilizante orgânicos, criamos o projeto Horta.
A cada dois meses, os colaboradores interessados recebem mudas da estação. Assim, iniciam o processo de autonomia alimentar, cultivando seu próprio alimento, de forma natural e muito saudável.
Retorno: mais de 2000 mudas foram distribuídas entre os nossos colaboradores, conforme o calendário agrícola, que pode ser conferido na imagem.
A J.Andrade’s preocupada com o presente e o futuro do nosso Planeta, todos os anos investe em plantio de espécies nativas em áreas da Mata Atlântica.
Retorno: Mais de 500 árvores foram plantadas na região da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga.
No conceito do Programa Produção Mais Limpa (P+L) a J.Andrade’s busca adequar as operações fabris à práticas ambientais com ações de acordo com a filosofia dos 4R´s (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) aplicada no processo produtivo de nossos impressos, dessa forma atuamos com foco na melhoria contínua nos processos garantindo atendimento às legislações e respeitando o Ar, Água e o Solo.
Com o nosso time engajado no consumo consciente, a gestão dos resíduos sólidos é praticada com base na premissa “Produzir mais com menos”, sendo essa a meta dos principais Indicadores Ambientais da nossa Organização.
Para cada excedente gerado na produção da nossa empresa, há um destino ambientalmente e legalmente correto.
Os reciclados são destinados às aparas da região (papel, metal, vidro e plásticos).
Os componentes eletrônicos obsoletos são destinados às ONGs que revertem os seus usos para famílias de baixa renda.
Os resíduos sólidos contaminados são encaminhados para as cimenteiras e transformam-se em combustível para a geração de cimento; os panos impregnados de tinta e graxa passam por um sistema de lavagem e reciclagem, transformando-se em filtros para a indústria automobilística.
Rua Bandeirantes, 155/167
Vila Conceição - Diadema-SP.
J. Andrade's Indústria e Comércio Gráfico Ltda.
Copyright © 2019.
Todos os direitos reservados.